O crochê para iniciantes é um dos melhores artesanatos para aprender. Além de ser uma atividade relaxante, você consegue fazer qualquer peça para sua casa, como tapetes, porta copos, manta para sofá e cama, almofadas… É só usar a criatividade!
No entanto, existem algumas dicas importantes que todo mundo precisa saber ao aprender como fazer crochê para iniciantes, pois te ajudam a fazer peças ainda mais bonitas e caprichadas.
Pensando nisso, fizemos um guia básico de crochê para iniciantes, que todo mundo precisa conhecer ao entrar no universo do DIY para fazer peças lindas para deixar no criado mudo e decorar toda a casa. Confira e prepare suas agulhas!
Veja Também:
Como fazer crochê para iniciantes
O primeiro passo para aprender como fazer crochê para iniciantes é montar um kit com as principais coisas de crochê para iniciantes, assim você consegue trabalhar com praticidade.
Abaixo, listamos as coisas de crochê para iniciantes que não podem faltar no seu kit:
- Agulhas;
- Linhas variadas;
- Tesoura;
- Gráficos de crochê para iniciantes;
- Caixa organizadora – para guardar os itens do kit e as peças que estiver fazendo.
Dicas para escolher as melhores linhas e agulhas para seu kit
Você precisa saber escolher agulha e o tipo de linha, pois existe uma grande variedade de modelos – e cada um é indicado para uma finalidade.
O material da agulha não interfere no resultado do crochê para iniciantes, mas o tamanho da agulha sim. Os modelos variam entre 0,5 mm até 10mm. É bom fazer um kit com uma boa variedade de tamanhos em casa, assim você consegue treinar com todas elas ao fazer peças lindas para decorar sua casa (ou até lucrar com o crochê para iniciantes!) com as coisas de crochê para iniciantes.
Ao escolher a agulha, veja qual a grossura da sua linha. Caso seja uma linha fina, então você precisa usar uma agulha tão fina quanto, para conseguir fazer pontos delicados com ela. A mesma dica vale para uma linha grossa. Trabalhar o crochê para iniciantes com uma agulha proporcional fica muito mais fácil e rápido de finalizar a peça.
Como você está aprendendo como fazer crochê para iniciantes, comece a fazer peças com linha de algodão, é mais fácil de trabalhar. Também vale a pena fazer com linhas claras, porque a tonalidade ajuda a visualizar melhor os pontos e garantir um resultado incrível!
Pontos de crochê para iniciantes
Assim que começar a escolher os gráficos de crochê para iniciantes que deseja fazer, note que existem siglas e desenhos que identificam cada tipo de pontos de crochê para iniciantes.
Quanto mais tipos de pontos de crochê para iniciantes você dominar, mais bonitas serão suas peças. Por isso, já que você está aprendendo crochê passo a passo para iniciantes, vale a pena conhecer e treinar todos os pontos de crochê para iniciantes e ficar expert no artesanato. Confira os diferentes tipos para começar a treinar!
Correntinha – (Corr) óu Ponto Corrente (pc)
Vamos começar com o básico: o ponto correntinha.
Ele costuma ser a base das peças, então é importante saber como fazer uma correntinha bem bonita na hora de seguir os gráficos de crochê para iniciantes, tá?!
Os gráficos identificam o ponto corrente como 0 ou O, mas também pode aparecer nas siglas “Corr” ou “pc”. Toda vez que aparecer uma dessas opções no gráfico, saiba que se trata do ponto corrente!
Ponto baixo – (Pb)
O ponto baixo é muito comum em gráficos de tapete de crochê simples para iniciantes. Ele possui uma trama mais firme e fechada, por isso, é ideal para ser usado em peças como tapetes e puffs. O símbolo que representa o ponto baixo é o x ou +.
Ponto baixíssimo – (Pbx)
Agora que você já sabe os básicos, chegou a hora de falarmos sobre o ponto responsável pelo acabamento nas peças, como arremates, bordas e união de carreiras. Se você dominar a correntinha, não terá problemas em fazer o ponto baixíssimo.
No gráfico, o ponto baixíssimo é representado por um ponto.
Ponto alto – (Pa)
O ponto alto possui uma trama mais aberta e é indicado para peças macias e detalhadas, como blusas, mantas, cama mesa e banho e caminho de mesa de crochê passo a passo para iniciantes.
Ponto fantasia
O ponto fantasia é um pouco mais avançado, pois é caracterizado como uma mistura de diferentes pontos clássicos, como forma de montar desenhos diferenciados nas peças de crochê. Por isso, indicamos que você aprenda primeiro os pontos básicos antes de se aventurar em peças mais elaboradas.
O que são aumentos e diminuições?
Outro detalhe que você deve ficar de olho nos gráficos de crochê para iniciantes é o aumento ou diminuição necessários para deixar a peça no tamanho ideal.
Vamos explicar melhor: se você fez uma carreira de 6 pontos e, na próxima, precisa fazer 12 (para aumentar a peça), então você precisa fazer um aumento. É bem simples, ao invés de fazer ponto em cima de ponto na próxima carreira, faça dois pontos no mesmo ponto de base. Desta forma, sua peça aumenta na medida certa.
A diminuição, como o próprio nome já diz, é o oposto do aumento. Ao invés de aumentar um ponto na carreira seguinte, você retira, para conseguir diminuir o crochê.
Agora que você já conhece os termos básicos sobre crochê para iniciantes, veja como fazer 2 tipos de peças fáceis. Confira!
Tapete de crochê simples para iniciantes
Vamos começar com um tapete de crochê simples para iniciantes. O modelo, depois de pronto, pode decorar a cozinha, banheiro ou até mesmo a porta do quarto.
Vale a pena começar a fazer lindos tapetes usando apenas as carreirinhas ou ponto baixo e misturar as cores para ter uma peça mais vibrante!
Bico de crochê para iniciantes
O bico de crochê para iniciantes pode ser usado em diferentes peças, como pano de prato, guardanapo de tecido e até mesmo como acabamento de tapetes.
Abaixo, indicamos um passo a passo de bico de crochê para iniciantes que já tínhamos indicado aqui na Viva Decora. Confira!
- Prenda o fio no início do tecido;
- Faça duas correntinhas, dê um espaço e faça um ponto baixo;
- Faça quatro correntinhas, vire o trabalho e faça um ponto baixo no início;
- Faça um ponto baixo e três correntinhas, vire e faça oito pontos altos dentro da argolinha que foi formada;
- Dê um espaço e prenda no tecido com um ponto baixo;
- Repita o passo 2;
- Vire o trabalho e faça uma correntinha e um ponto alto em cima do próximo ponto alto até o final do “arco”;
- Vire o trabalho e faça três correntinhas para subir e mais duas para dar um espaço;
- Faça um ponto alto no próximo ponto alto e duas correntinhas até chegar no tecido;
- Quando chegar no final, pegue uma laçada e faça um ponto alto;
- Repita o passo 5 e o 6;
- Vire o trabalho e faça três correntinhas e um ponto alto no próximo ponto alto até chegar no final do “leque” que foi formado;
- Vire novamente o trabalho e faça uma correntinha e dois pontos altos dentro de cada espacinho e uma correntinha e um ponto baixo no ponto alto da carreira anterior até chegar no tecido;
- Repita todo o processo desde o segundo passo até o final do tecido.
Confira mais inspirações de crochê para iniciantes